Busque o que procura!

Mercado de trabalho para médicos: Descubra onde estão as melhores oportunidades no Brasil

01010101pp

Quem pretende seguir a carreira médica precisa começar a investir cedo em horas de dedicação e estudo. O vestibular famoso por ser o mais concorrido do país é apenas a primeira etapa, para uma longa jornada de estudos que conduzirá para a profissão com melhor remuneração.

Depois dos seis anos de graduação o recém-formado acadêmico de medicina pode começar a atuar como clínico geral, porém caso o profissional queira atuar em algum segmento específico, precisa investir em uma especialização ou residência médica que levará cerca de 2 a 3 anos.

Há ainda os profissionais que vão além, que encaram mestrados e doutorados até mesmo no exterior para garantir uma formação ainda mais completa e posteriormente uma remuneração ainda melhor.

O mercado de trabalho para o médico é extremamente diversificado e apresenta uma empregabilidade bastante alta. O profissional pode atuar em hospitais, clínicas, clubes, centros de pesquisa, serviço público ou até mesmo consultório próprio.

Uma pesquisa encabeçada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a Medicina ocupa o primeiro lugar entre as 48 melhores profissões de nível superior analisadas pelo estudo. O estudo também destaca a alta empregabilidade da área, em torno de inacreditáveis 97%.

De acordo com os números mais recentes da Demografia Médica no Brasil, as áreas com maior concentração de profissionais são: Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Anestesiologia, Cardiologia, Medicina de Trabalho, Ortopedia e Traumatologia, Oftalmologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Segundo o Conselho Federal de Medicina, atualmente, o país possui mais de 470 mil profissionais e mesmo com essa quantidade algumas regiões do país sofrem com a falta de médicos. Cerca de 55% de todos os especialistas estão na região Sudeste, especialmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Norte e Nordeste têm a menor disponibilidade desses profissionais, levando-se em conta a proporção entre o número de médicos e o tamanho da população.

Periodicamente são abertos editais públicos com salários bem interessantes para quem deseja exercer a profissão em regiões mais carentes.

Outro segmento bastante lucrativo é a área de administração. Diariamente a procura por especialista que estejam aptos a ocupar cargos de gerencia e diretoria de grandes hospitais e empreendimentos médicos tem crescido.

Segundo o IPEA, as especialidades com os melhores salários são: Cirurgião Plástico, Cirurgião Geral, Ortopedista, Médico Auditor, Anestesiologista, Dermatologista, Hematologista, Mastologista, Cancerologista e Colonoscopista.

Se você está pensando em ingressar no mercado, ou procurando uma área para especialização, é importante ficar a atento aos segmentos menos procurados. Além do menor número de profissionais no mercado, elas podem vir a ser bastante demandadas no futuro – o que pode ser o caso, por exemplo, de Medicina Esportiva e Genética Médica.

Compartilhe

Curta

Parceria

medico consulta com br