Busque o que procura!

Como evitar o estresse no trabalho: 7 dicas para não enlouquecer

Como evitar o estresse no trabalho 7 dicas para nao enlouquecer

De modo geral, todo mundo tem um certo nível moderado de estresse. Não permitir que esse nível suba e manter o controle sobre as próprias emoções relaciona-se diretamente com o desempenho profissional. Estresse, a partir de um determinado ponto, é muito prejudicial para a vida privada e para as relações profissionais.

Assim, é necessário que o profissional faça uma autorreflexão para identificar quais são os fatores que realmente o conduzem a um estado de estresse. A partir desse diagnóstico inicial já se pode começar um trabalho voltado para a solução.

Acompanhe este post e aprenda como evitar o estresse no trabalho e ter mais qualidade de vida!

1. Cuide da saúde

Às vezes é necessário lembrar-se de coisas básicas referentes aos cuidados com a saúde. Alguns aspectos desses cuidados tornam-se fatores estressantes se não forem assistidos adequadamente. Muitos vão se acumulando e produzindo danos não perceptíveis.

Por outro lado, sabe-se que executivos que dão atenção à própria saúde administram muito melhor as situações de estresse pelas quais costumam passar. Por isso, leve a sério: cuidar de sua saúde é o primeiro passo no controle do estresse.

Desse modo, considere adotar os seguintes cuidados:

tome menos café: não importa a quantidade que você bebe costumeiramente, apenas diminua (no trabalho é difícil, mas vá em frente);

durma bem: o tempo e a qualidade do sono devem ser considerados quando o assunto é dormir;

tenha uma alimentação saudável: diminua os excessos e adote novos hábitos alimentares saudáveis, gradativamente;

pratique uma atividade física regular: 45 minutos de caminhada por dia afastam o estresse com muita eficiência;

adote uma técnica simples de relaxamento: sente-se de modo confortável, feche os olhos e acompanhe sua respiração. Não dê nenhuma atenção aos pensamentos que surgirem, apenas acompanhe sua respiração.

2. Organize-se para evitar o acúmulo de tarefas

No dia a dia do trabalho questões vão surgindo e precisam ser resolvidas. No entanto, nem sempre é possível solucionar imediatamente tudo o que aparece. Por essa razão, é comum as tarefas se acumularem e surgir o incômodo sentimento de não estar dando conta dos compromissos.

Nessa condição, olhar para uma mesa cheia de afazeres é muito estressante para qualquer um. Portanto, veja se pode se adequar com essas dicas simples para o seu dia a dia:

adote uma agenda e registre as tarefas do dia: volte sempre a ela e cheque se tudo está ok;

permita-se várias pausas ao longo do dia: feche os olhos por alguns segundos e faça 3 ou 4 respirações profundas sempre que começar uma tarefa nova;

faça gestão do seu tempo: cuide, principalmente, dos comedores de tempo como o celular, o e-mail, as redes sociais etc.

3. Tenha gratidão pelo que possui

Filosofia pessoal e religiosidade à parte, o desenvolvimento de um espírito de gratidão por aquilo que se tem reduz a secreção do hormônio cortisol. O cortisol é conhecido como “hormônio do estresse”, em razão de ser essencial na regulação do comportamento social. Reduzi-lo significa dar menos espaço para o estresse.

Por outro lado, a gratidão também altera a presença da ocitocina, induzindo à sua secreção. Conhecido como “hormônio do afeto”, a ocitocina provoca relaxamento e tranquilidade, desativando o mecanismo do estresse.

Assim, desenvolver a gratidão como hábito ensina ao corpo mecanismos que reduzem os processos de estresse, reduzindo o cortisol, de um lado, e aumentando a ocitocina, de outro.

4. Use a tecnologia para otimizar a gestão pessoal

Utilize as facilidades da tecnologia, como agendas, calendários e avisos eletrônicos para otimizar sua gestão pessoal. A sincronização de notebooks, smartphones e tablets permite que você tenha suas informações sempre disponíveis, facilitando a organização de seus compromissos pessoais e de suas tarefas profissionais.

Porém, é preciso estar alerta para não se deixar levar pela tendência à dispersão online. Verifique o próximo tópico.

5. Afaste-se da internet

Não confunda as facilidades da tecnologia para gestão com a prática de ficar conectado. O hábito quase vicioso de acesso às redes sociais, por exemplo, conduz a um estado de permanente estresse.

Desse modo, seja no computador ou no smartphone, afaste-se da internet. Utilize-a como recurso, mas não se permita a dependência do vício.

A mesma consideração deve ser feita quanto ao uso de e-mails. É comum a consulta a todo momento. Assim, procure estar mais presente para suas tarefas e menos disponível online.

Além de tudo, o tempo navegando, verificando e-mails ou respondendo a mensagens é tempo perdido para a produção e para o desempenho seu e de seu setor. Dessa forma, tarefas se acumulam e o estresse bate à porta.

6. Construa bons relacionamentos e evite atritos

Metade ou mais da vida ativa de uma pessoa é passada em seu ambiente de trabalho. Não há como fugir dessa realidade se você precisa trabalhar. Portanto, cultive bons relacionamentos com as pessoas com as quais você convive diariamente.

A famosa política de boa vizinhança é sempre aplicável. Evite atritos e, consequentemente, mais fontes de estresse. O desentendimento ou as situações não resolvidas geram sentimentos ruins que abastecem os mecanismos de estresse. Tente resolvê-las e construa bons relacionamentos no seu ambiente de trabalho.

7. Fortaleça sua vida social

Se você não dispõe de uma vida social ativa, construa uma, mesmo que seja pequena, tranquila e com poucas relações. Quanto mais isolado o indivíduo, mais difícil evitar o estresse em sua vida.

Faça coisas das quais você gosta e, sempre que puder, com pessoas de quem você goste. Essa atitude é de suma importância, pois todas as considerações feitas a respeito da vida são resultantes da sua visão de mundo. Conviver com outras pessoas amplia sua capacidade de enxergar o universo onde você existe e coexiste. Isso melhora a tolerância e, como resultado, reduz o estresse.

Assim, cuidar da saúde, organizar os seus dias, evitar o vício online, dentre outros abordados, constituem os instrumentos para minimizar o estresse em sua vida e .no seu trabalho, assim como garantir a sempre almejada qualidade de vida.

Agora que você viu como evitar o estresse no trabalho, aproveite e veja também este outro post que explica como parar de pensar no seu emprego quando você está em casa!

Compartilhe

Curta

Parceria

medico consulta com br