Busque o que procura!

5 Dicas para Aperfeiçoar a Comunicação entre Médico e Paciente

confianca medico paciente

A comunicação entre médico e paciente é um tema pouco abordado e estudado, porém, é de vital importância para o sucesso da carreira do médico e também para a satisfação do paciente.

O médico que se comunica com eficiência, tende a conquistar muitos pontos positivos entre os seus pacientes e também no ambiente interno entre os seus colaboradores e colegas de trabalho, além de:

 º Melhorar a experiência do paciente

º Criar auto-satisfação
º Ampliar a autoridade do médico
º Gerar expectativas positivas no paciente
º Aumentar a produtividade
º Reduzir os erros
º Aumentar a satisfação no trabalho

Confira 5 dicas para você se comunicar com clareza e eficiência:

Esteja Preparado
Você é o dono da informação. Tenho certeza que você é um bom médico e está preparado para informar e tirar as dúvidas dos seus pacientes.

Estar preparado para esclarecer as dúvidas dos seus pacientes é fundamental para o médico e também para a sua equipe.

Seja Empático
A empatia é talvez uma das premissas mais fundamentais para se comunicar com eficiência. Além disso, ser empático é obrigação do médico.

Se colocar no lugar do paciente, entender as suas dores, compreender os seus anseios, respeitar os seus pontos de vista; para depois, se comunicar de uma forma assertiva.

Seja Amigável
A confiança é a base de qualquer relacionamento, principalmente quando se trata de algo tão profundo e individual como é o caso da saúde.

Assumir um papel de amigo e confidente é também uma forma de se comunicar com eficiência e ajuda a estreitar a confiança entre os envolvidos.

Seja um Ouvinte atento
Uma das maiores habilidades de um bom comunicador é saber ouvir com atenção o seu interlocutor.

Inclusive, os médicos mais processados pelos pacientes, são os que menos ouvem o que o paciente tem para dizer. Esse não é o seu caso, certo?

Seja Claro
Adeque a sua linguagem ao do seu ouvinte.

Use sempre uma linguagem popular e que condiz com o seu público, pois, o termos técnicos da profissão causam o desentendimento e intensificam a timidez do paciente.

Contudo, o domínio de habilidades de comunicação eficazes em um consultório médico não se limita apenas na interação entre médico e paciente. Afinal de contas, apenas uma fração do tempo o paciente despende ao lado do médico e a outra fração é despendida ao lado de outros colaboradores.

A capacidade de comunicação oral é essencial para todos os todos os negócios que interagem face-a-face com o seu cliente. Em uma clínica, praticamente todo mundo precisa dominar as técnicas de comunicações com os pacientes, familiares, colegas de profissão, e com outros membros da equipe.

Além do médico, faça com que os colaboradores da sua clínica/consultório foquem em se comunicar com eficiência.

Fonte:blog

Compartilhe

Curta

Parceria

medico consulta com br