Busque o que procura!

Comunicação em Saúde: A importância na Gestão do Pessoal de Enfermagem

importancia assistencia enfermagem paciente hiv

Comunicação em saúde compreende a promoção, a prevenção nas práticas de saúde voltada a equipe de enfermagem. A comunicação na prática de intervenção está inter-relacionada com o discurso gestual, falada ou escrita, porém neste emaranhado de conceitos nos deparamos com o discurso/comunicação institucional, na qual são imposto pela instituição e seus lideres.

É considerado que a aplicabilidade e análise da interpretação do discurso são falhas, porque há divergências nas interpretações entre linhas de cada indivíduo.

Segundo, “A comunicação é um processo que mobiliza todas as ações humanas. Fundamenta a organização e funcionamento de todos os grupos sociais”.

A comunicabilidade é de extrema importância para a enfermagem tanto entre clientes quanto para chefia, pois facilita o relacionamento interpessoal, voltado às habilidades, competências e desenvoltura do trabalho em equipe. A comunicação caracteriza-se por discursos onde há uma mensagem, o emissor e o receptor, na qual se busca a compreensão da linguagem verbal ou não verbal.

Para, “A comunicação aberta é muito importante (....), desde o início as pessoas deverão ser mantidas informadas e inseridas no discurso, opinando e participando”.

Nesse cenário, a nosso ver, a comunicação depende de estratégias para gerar aspectos positivos e por meios deles podemos expressar nossos sentimentos e emoções, por outro lado, quando se gera aspectos negativos o indivíduo fica com baixa autoestima e desmotivado e isto acarreta falha no sistema e nas relações interpessoais.

Frente ao exposto, entendemos que a comunicação é recurso essencial para o enfermeiro, e mostra a efetividade entre o líder e o liderado. Assim, o presente estudo tem como objetivo mostrar a importância da comunicação na gestão do pessoal de enfermagem.

Fonte:portaleducacao

Compartilhe

Curta

Parceria

medico consulta com br